sábado, 23 de dezembro de 2017

Convite 27 de dezembro

Clique para ampliar
Cada ano, em cada data significativa, renovamos a vida, a esperança, a confiança nos ideais, a alegria de ser pessoas, em Deus, fazendo história.

No dia 27 de dezembro, dia de S. João Evangelista, celebramos o dia da Família Shalom. Durante o dia haverá um encontro de jovens, (das 9 às 17) e às 17h celebraremos a eucaristia de renovação do compromisso dos padres da Comunidade Shalom.

Neste dia, também, faremos a despedida do João, que volta a Fortaleza para fazer o compromisso na Comunidade, depois do ano de noviciado que passou em Belo Horizonte.

Venha celebrar conosco este dia, na casa da Comunidade Shalom, na Rua Cachoeira Dourada, 262, Bairro Paraíso, BH.
Obrigado.
Pe. Zé Luís

Por que ser da Comunidade Shalom?

Clique para ampliar
Um dia me perguntei: por que este jeito de viver? E me parecia uma vida estranha: a maior parte das pessoas quer casar e ter filhos, quer viver a vida de um jeito bem normal, sem responsabilidade maior. Na Comunidade Shalom a pessoa não casa, os seus bens são de toda a comunidade, e a responsabilidade é grande. E esse contraste me chamou à atenção. E descobri que ser da Comunidade Shalom é uma profecia e um jeito alternativo de viver, de ser: pessoas diferentes, de países e lugares diferentes, formam um família original; os bens são partilhados entre todos e ninguém passa fome ou necessidade; todos têm dignidade igual, pois todos buscam amar de todo o coração e servir com alegria; a esperança enche o coração de todos, pois cada um procura nascer de Deus, dia a dia; a vida é partilhada em favor dos necessitados sem buscar recompensa. Dentro de uma sociedade oprimida e que se apoia em valores sem valor, a Comunidade Shalom é uma sociedade alternativa que gera liberdade e fraternidade. Dediquei mais tempo para compreender esse jeito de viver. E vi que a amizade com Deus, com Jesus Cristo, é o fundamento desse jeito de ser. Ele chama, cativa, ama e leva a viver assim. É uma entrega no ser de Deus e em Deus, que faz a pessoa ser livre para se doar como Jesus. E, quando me apercebi, estava perto da Comunidade Shalom. Que bom, foi uma luta, mas que alegria!

Natal Feliz

A tenda é um dos símbolos da Comunidade Shalom. Foi sempre muito significativa para nós a passagem do Evangelho de João que fala: “A Palavra se fez carne e acampou entre nós”. Deus habita a nossa terra, e mora conosco no provisório da vida. Assumir a história como lugar onde Deus mora, e contribuir para que a história cresça para a plenitude é vocação da Comunidade Shalom.
Clique para ampliar
 Por isso, a Comunidade Shalom é comparável a uma tenda, a tenda onde Deus se encontra com a humanidade, a tenda onde Deus mora no meio dos jovens, a tenda da Aliança entre Deus e os jovens. É significativa a Palavra: “Deus habitará com eles e eles serão o seu povo”; e, também: “Eu vi uma nova terra, a tenda de Deus e da Humanidade”.
Somos tenda da Aliança entre Deus e a Humanidade, entre Deus e os jovens, entre Deus e os pobres. Somos abraço de Deus e do povo. No nosso ser encontram-se os gritos da Humanidade e o amor libertador do nosso Deus.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Convite 27 de dezembro

Cada ano, em cada data significativa, renovamos a vida, a esperança, a confiança nos ideais, a alegria de ser pessoas, em Deus, fazendo história.

No dia 27 de dezembro, dia de S. João Evangelista, celebramos o dia da Família Shalom. Durante o dia haverá um encontro de jovens, (das 9 às 17) e às 17h celebraremos a eucaristia de renovação do compromisso dos padres da Comunidade Shalom.

Neste dia, também, faremos a despedida do João, que volta a Fortaleza para fazer o compromisso na Comunidade, depois do ano de noviciado que passou em Belo Horizonte.

Venha celebrar conosco este dia, na casa da Comunidade Shalom, na Rua Cachoeira Dourada, 262, Bairro Paraíso, BH.

(Confirme sua presença). 31 3482-1373
Obrigado.   >  Pe. Zé Luís

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Quem levará o melhor de mim?

Clique para ampliar
Um dia me perguntei: quem levará o melhor de minha vida, de mim mesmo? E diante de mim apareceram várias possibilidades: uma empresa onde poderia trabalhar; uma família que poderia formar; uma atividade cultural (música, teatro, etc.) que desenvolveria minha criatividade. E as possibilidades foram muitas mais. Mas, eu era uma pessoa de fé, acreditava em Jesus Cristo e o meu ser era infinito. E percebia a necessidade de alguém que trabalhasse pela paz, pela vida, pela liberdade e dignidade de cada ser humano. E o Evangelho de Jesus me atraía e era a solução para os problemas da Humanidade. E eu escolhi anunciar o Evangelho para a libertação das pessoas e da História. E encontrei os pobres e os jovens. E busquei o caminho da Comunidade Shalom. Os pobres e os jovens levarão o melhor de minha vida. Quem levará o melhor de sua vida? Quem você descobre com tanta dignidade e valor, para que lhe entregue o melhor de sua vida?

O Fio da Aranha

Clique para ampliar
Era um dia de manhã, sentados à mesa grande da sala da nossa casa, partilhávamos sobre o caminhar na fé e os desafios de viver em nossa cultura e sociedade fragmentadas. E ele dizia que nossa existência está presa por um fio que ao mesmo tempo nos segura e ao mesmo tempo nos faz balançar. E, nesse momento, suspensa da parede da sala, uma pequena aranha desceu até ao jarro de barro que estava no centro da mesa. E desceu no fio ‘invisível’ da sua teia, segura e ao mesmo tempo balançando, como uma acrobata.

Esse fio que segura nossa existência e ao mesmo tempo nos faz balançar, podemos chamá-lo vocação, Reino de Deus, consagração, fé, identidade, fio da essência, fio da vida.

Retiro 'Peregrinos do Mistério'

Clique para ampliar
Na Casa de Retiros Monsenhor Domingos Pinheiro, das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, vai realizar-se um retiro de 21 a 28 de novembro: oração contemplativa, espiritualidade integradora, silêncio, oração profunda, oração dos simples... buscaremos ser Peregrinos do Mistério.

Se desejar participar, pode fazer a sua inscrição com a Irmã Eunice, telefone: 995 766 529.

Faz silêncio diante do Ser e Deus habitará em ti.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Para Que Viver?

Clique para ampliar
O Instituto EneagramaShalomdará início, em Belo Horizonte, nos dias 23 e 24 de setembro, ao PQV = Para Que Viver, um projeto destinado aos jovens, que será realizado ao longo de vários encontros.
Quem sabe, você está interessado em participar deste processo ou conhece jovens que queiram participar dele.
Para mais informações, você pode comunicar com a equipe de organização através do e-mail:

Sempre estamos buscando caminhos bons para a Juventude.



Programação -- Clique sobre a imagem para ampliar

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

9º Dia de Oração de N. Sra. do Mistério

Presença
Eu exulto de alegria no Senhor, e minha alma rejubila no meu Deus.
Pois me envolveu de salvação, qual uma veste, e com o manto da justiça me cobriu,
Como o noivo que coloca o diadema, como a noiva que se enfeita com suas joias.
Como a terra faz brotar os seus rebentos e o jardim faz germinar suas sementes,
O Senhor Deus fará brotar sua justiça e o louvor perante todas as nações.
Nunca mais te chamarão ‘Desamparada’, nem se dirá de tua terra ‘Abandonada’;
Clique para ampliar
Mas haverão de te chamar ‘Minha Querida’, e se dirá de tua terra ‘Desposada’.
Porque o Senhor se agradou muito de ti, e tua terra há de ter o seu esposo.
(Is61,10-62,1.4-5)

Nono Dia
Nossa Senhora do Mistério, Maria, Mãe de Jesus, contigo queremos contemplar a nova criação, o novo céu e a nova terra, o mistério de ser em Deus, ‘em Ti, meu Deus, eu sou’.
Tu me criaste, Senhor, e eu me encontro em Ti. Tu és minha morada, vivo em Ti. Alegria e gratidão me habitam, meu ser está feliz. Tu és meu chamado, meu amor e minha missão. Quero devolver tudo para Ti, como ação de graças, para que tudo seja de todos e todos sejam em Ti. Confio na tua misericórdia, Deus Amor libertador.
FOTO: Capela de Nossa Senhora do Mistério: sobriedade, simplicidade,desprendimento, rusticidade, integração na Criação, abertura ao Mistério.

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

8º Dia de Oração de N. Sra. do Mistério

Presença
Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor.
Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor.
Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
Não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados.
Clique para ampliar
E então eu vos disse: “Eis que venho!” Sobre mim está escrito no livro:
“Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei.”
Boas novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia;(Sl 40)

Oitavo Dia
Nossa Senhora do Mistério, Maria, Mãe de Jesus, contigo queremos contemplar o Mistério de Deus amor, Trindade Santa, que entra na História da Humanidade, Deus tão na nossa carne e tão diferente de nós, imanente e transcendente. Vendo nossa incapacidade de vencer o pecado, Deus Pai enviou seu Filho ao mundo para nos libertar da escravidão; na encarnação de Jesus, Deus assume a nossa História (os nossos infernos e as nossas alegrias), Ele que passou a vida fazendo o bem, revelando o Mistério do Amor que nos ama até o fim. E com o envio do Espírito Santo, Deus continua sua presença na História, chamando todos os que seguem Jesus a ser sementes do Reino da Paz, da Liberdade e da Alegria. Hoje, continuamos a ação de Jesus como missão de amor para a liberdade e a dignidade de toda a Criação. Hoje, Ele nos diz: “vai trabalhar na minha vinha’.
FOTO: Grupo de Jovens na Capela de Nossa Senhora do Mistério, ainda em construção

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

7º Dia de Oração de N. Sra. do Mistério

Presença
Senhor, sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve.
Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza, por vossa honra orientai-me e conduzi-me.
Clique para ampliar
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel.
Vosso amor me faz saltar de alegria, pois olhastes para as minhas aflições
E conhecestes as angústias de minha alma.
A vós, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus.
Mostrai serena vossa face ao vosso filho e salvai-me pela vossa compaixão.
Fortalecei os corações, tende coragem, todos vós que ao Senhor vos confiais. (Sl 30)

Sétimo Dia
Nossa Senhora do Mistério, Maria, Mãe de Jesus, contigo queremos colocar-nos nas mãos de Deus. Que nossa confiança seja tão grande que chegue ao abandono em Deus, Trindade Santa. Contigo queremos aprender a dizer: “faça-se em mim segundo a tua palavra”, tu que és cheia de graça, cheia de amor. Queremos vencer nossos medos nos deixando inundar pelo amor. Que nossa liberdade seja a liberdade do Espírito do Amor, liberdade livre no amor. Que possamos renascer pela ação do Espírito, para que teu filho Jesus continue sendo gerado na História, para que um dia possamos dizer ‘nós somos porque deixamos Deus ser em nós’.
Como quem nasce de novo, queremos abraçar o Reino com todas as nossas forças, com nossa inteligência, com nossa vontade, com nossa capacidade de amar.
FOTO: Capela de Nossa Senhora do Mistério.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

6º Dia de Oração de N. Sra. do Mistério

Presença
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca.
Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome!
Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha.(Sl 33)
Clique para ampliar

Sexto Dia
Nossa Senhora do Mistério, Maria, Mãe de Jesus, contigo queremos contemplar o Mistério de Deus Espírito Santo, Amor que procede do Pai e do Filho, sopro do amor que nos mantém vivos na fé e na comunhão da Trindade, como Igreja viva na alegria do Evangelho. Desde o início, o Espírito está presente, ‘sopra em nossas narinas’, o Espírito que esteve com os profetas, O Espírito que encheu Maria de graça, o Espírito que acompanhou Jesus, o Espírito que Jesus soprou sobre os seus discípulos. Se rezamos, é o Espírito que nos leva à oração; se nos unimos, é o Espírito que nos leva à união; se trabalhamos, é o Espírito que nos move à ação; se amamos, é o Espírito que nos dá o dom do amor. É no Espírito que nos sentimos filhos de Deus, Pai e Mãe, e irmãos e amigos de Jesus. É o Espírito que nos dá o dom de ser discípulos e missionários de Jesus. É o Espirito que nos leva a acreditar na sociedade nova, a sociedade do Reino.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

5º Dia de Oração de N. Sra. do Mistério

Presença
Senhor, meu coração não é orgulhoso, nem se eleva arrogante o meu olhar;
Não ando à procura de grandezas, nem tenho pretensões ambiciosas.
Fiz calar e sossegar a minha alma; ela está em grande paz dentro de mim,
Como a criança bem tranquila, amamentada, no regaço acolhedor de sua mãe.
Clique para ampliar
Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade. (Sl 130)

Quinto Dia
Nossa Senhora do Mistério, Maria, Mãe de Jesus, contigo queremos contemplar o Mistério de Deus Pai, Deus escondido e ao mesmo tempo tão próximo e tão bom, fonte de nossa vida, origem de nossa pertença. Nos unimos a teu Filho Jesus para chegarmos ao coração de Deus Pai e Mãe; pela sua encarnação, somos filhos e filhas, queridos e amados. Não fosse teu Filho Jesus, não conheceríamos a bondade, a verdade e a beleza de Deus, não teríamos a comunhão, a misericórdia, a libertação do amor.  É por Ele, com Ele e n’Ele que somos na fonte do ser, na fonte do amor. Ficamos humildes, deixamo-nos fazer pela luz, desejamos o amor fonte do nosso ser, Deus Pai e Mãe.

domingo, 3 de setembro de 2017

4º Dia de Oração de N. Sra. do Mistério

Clique para ampliar
Presença
Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco!
A minh’ alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja,
Como terra sedenta e sem água! (Sl 62)

Quarto Dia
Nossa Senhora do Mistério, Maria, Mãe de Jesus, contigo queremos contemplar o Mistério de teu filho Jesus: Ele que fez morada dentro de Ti, que faça morada dentro de nós; Ele que assumiu a nossa vida, o sofrimento e a alegria, que nele possamos assumir nossas dores e nossos desafios, na esperança e sem medo; Ele que é o encontro do humano e do divino, que Ele nos leve a conhecer o mistério da nossa humanidade e o mistério do amor da Trindade; Ele que fez a reconciliação do que estava perdido, que deu saúde aos doentes, que animou os desanimados, que libertou os condenados, que Ele seja o caminho, a verdade e a vida de nossa vida.

3º Dia de Oração de N. Sra. do Mistério

Presença
Ó Senhor, nosso Deus, como é grande o vosso nome por todo o universo!
Desdobrastes nos céus vossa glória, com grandeza, esplendor, majestade.
O perfeito louvor vos é dado pelos lábios dos mais pequeninos, de crianças que a mãe amamenta.
Eis a força que opondes aos maus, reduzindo o inimigo ao silêncio.
Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista;
Vendo a lua e as estrelas brilhantes, perguntamos: Senhor, que é o ser humano
Clique para ampliar
Para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?(Sl 8)


Terceiro Dia
Nossa Senhora do Mistério, Maria, Mãe de Jesus, contigo queremos contemplar o Mistério de Deus Amor, Trindade Santa, o Deus revelado por Jesus. Contigo queremos ficar humildes para que Deus, comunhão de Amor, se revele para nós. Contigo queremos caminhar dentro do Amor, no coração da Trindade, no coração do Amor. Contigo queremos deixar Deus caminhar dentro de nós, para sermos habitados pelo amor da Trindade, para entrarmos na fonte do Amor, no círculo da amizade de Deus, na comunhão do Pai e do Filho e do Espírito, comunhão de pessoas.

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

2º Dia de Oração de N. Sra. do Mistério

Presença
Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, parecíamos sonhar;
Encheu-se de sorriso nossa boca, nossos lábios, de canções.
Entre os gentios se dizia: ‘Maravilhas fez com eles o Senhor!’
Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!
Mudai a nossa sorte, ó Senhor, como torrentes no deserto.
Os que lançam as sementes entre lágrimas, ceifarão com alegria.
Chorando de tristeza sairão, espalhando suas sementes;
Cantando de alegria voltarão, carregando os feixes de espigas. (Sl 125)
 
Clique para ampliar
Segundo Dia
Nossa Senhora do Mistério, Maria, Mãe de Jesus, contigo contemplamos o mistério de ser em Deus libertador “Eu Sou”, presente agora e sempre na vida do seu povo, no passado, no presente e no futuro, Deus que faz o povo ser, a Criação inteira ser, na sua palavra criadora e na sua ação libertadora, Deus fonte da existência, Deus que está conosco em nossos sofrimentos e opressões, Deus que nos chama à liberdade e à alegria, Deus do nosso caminhar, Deus fonte de nossos desejos de amor, de plenitude, de beleza, de bondade, de verdade.

(Clique aqui para ter a proposta inteira de Oração)

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

1º Dia de Oração de N. Sra. do Mistério

Clique para ampliar
Presença
Os pobres comerão e ficarão saciados,
E os que procuram o Senhor o louvarão;
‘Seus corações tenham a vida para sempre’ (Sl 21,27)

Primeiro Dia
Nossa Senhora do Mistério, Maria, Mãe de Jesus, contigo queremos contemplar o Mistério: escondido em Deus, revelado em Jesus, celebrado na Igreja, presente na Criação de Deus e em cada ser humano, mistério de Deus, mistério de cada ser humano, mistério do universo, mistério de nossa vida, mistério de nossos sofrimentos e de nossas alegrias, mistério de presença e de ausência, mistério da aventura da nossa vida. Mistério de caminhar na Fé.

(Clique aqui para ter a proposta inteira de Oração)

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Oração de Nossa Senhora do Mistério

Iniciamos hoje um tempo de contemplação do Mistério de Deus com Nossa Senhora do Mistério. Começamos com a Oração de Nossa Senhora do Mistério que será também proposta para os nove dias. “Caminhar dentro de Deus, deixar Deus caminhar dentro de nós” é uma proposta para estes dias que antecedem a Festa que será no dia 10 de setembro.

Oração de Nossa Senhora do Mistério
Nossa Senhora do Mistério, Maria Mãe de Jesus,
Clique sobre a imagem para ampliar
Contigo contemplamos e acolhemos o mistério de Deus,
O mistério de cada ser humano, o mistério do universo.
‘Na plenitude do tempo,
Deus enviou o seu Filho ao mundo,
Nascido de uma mulher, para que fôssemos filhos no Filho,
Na liberdade do Espírito, que fala em nossos corações
Deus Pai e Mãe’...

(Clique para ter a Oração inteira)

A Alegria do Acampamento

Clique para ampliar a imagem
A alegria do Acampamento Shalom é a presença dos jovens. Todos os finais de semana, o Acampamento tem estado ocupado com encontros, retiros, tempos de formação, na maior parte das vezes destinados aos jovens.
Clique para ampliar a imagem
Assim foi com o EVA no dia 26 de agosto, com a participação de mais de 300 jovens e adolescentes, vindos de várias comunidades, pertencentes a 10 paróquias da Diocese de Belo Horizonte e também de Mariana (1).
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem
A estes jovens que têm como missão a conquista da identidade e a descoberta de um projeto de vida, como pessoas livres, criadas por amor e chamadas ao amor, dedicamos as palavras de Jesus: “levanta-te e anda”, “vem e segue-me”, “como o Pai me enviou, também eu vos envio”, “vós sereis minhas testemunhas”, fazei discípulos meus em toda a terra”.

sábado, 19 de agosto de 2017

Bem vindos ao EVA 2017

Está próximo. O 26 de agosto está aí.
Das 8h às 16h30, algo bom vai acontecer com os Adolescentes e Jovens
No Acampamento Shalom: Encontro Vocacional de Adolescentes-EVA.
Lembramos o poema de Carlos Drummond“Verbo Ser”:
Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor. Que é ser?
É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?
Ou a gente só principia a ser quando cresce?
É terrível, ser? Dói? É bom? É triste?
Ser; pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas? 
Clique sobre a imagem para ampliar

Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.
Que vou ser quando crescer? 
Sou obrigado a? Posso escolher?
Não dá para entender. Não vou ser.
Vou crescer assim mesmo.
Sem ser Esquecer.”
Tudo a ver. Ser. Identidade em foco.
Adolescência. Juventude.

Vida bela. Sendo.

10/09 - Festa de Nossa Sra. do Mistério

A vida é mistério de amor e de amar.
No Acampamento Shalom, em 10 de setembro, será a Festa de Nossa Senhora do Mistério, em nossa Capela da Casa Comum, Festa do Mistério de Deus, Jesus Mistério, Maria Mãe do Mistério, nossa vida mistério, o mistério do ser humano, o mistério do universo. Celebraremos o Mistério de ser em Deus, no Mistério de Deus.
Publicaremos em nosso blog a novena de Nossa Senhora do Mistério: 9 encontros de oração na contemplação do Mistério, como preparação para a Festa.
E a Festa vai ser boa, um dia cheio de beleza e de verdade.
Começa às 9 horas com a Eucaristia; nela haverá a celebração do Matrimónio de Mônica e Anderson que foram do Grupo UNEF de Sabará, União e Fé.
Teremos depois apresentações de grupos de Capoeira e de seresta, com envolvimento de todos.
Clique sobre a imagem para ampliar
O almoço será pelas 12h30. E haverá também oficinas para todas as idades, sorteio entre amigos, e muita animação.
Fizemos uma camisa da Festa. Deseja ter uma?
Celebre conosco o Mistério da vida, em Jesus Cristo, revelação do Mistério, com Nossa Senhora do Mistério.
Um abraço.
Pe. Zé Luís

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

TER A ESPIRITUALIDADE

Dizia-lhes muitas vezes que a espiritualidade vive-se nas coisas simples
E que as coisas do dia a dia nos falam de Deus.
A espiritualidade da tenda: “a tenda com Deus e os homens”
A espiritualidade da calça jeans: “ser simples e resistente”
A espiritualidade das sandálias: “ser um caminhante pobre”
A espiritualidade das flores: “ter o sentido da festa”
A espiritualidade do mar: “ter as dimensões do infinito”
A espiritualidade do tijolo: “ser construção e serviço”
A espiritualidade da água: “ser a força da transformação”
A espiritualidade do pássaro: “ser aberto à liberdade”
A espiritualidade da mesa: “a fraternidade”
Clique sobre a imagem para ampliar
A espiritualidade da refeição: “o saciar o mundo”
A espiritualidade do vinho: “a alegria”
A espiritualidade do pão: “a consciência do ressuscitado”
A espiritualidade do semeador: “a Palavra”
A espiritualidade do tronco: “a interioridade”
A espiritualidade do jardim: “a harmonia e o belo”
A espiritualidade da criança: “o encanto”
A espiritualidade da espiga: “a união”
A espiritualidade da uva: “a entrega”
A espiritualidade da raiz: “a verdade”
A espiritualidade do vento: “a fé”
A espiritualidade do olhar: “a transparência”
A espiritualidade do sol: “o amor”.
A espiritualidade da fonte: “A Comunhão da Trindade”
A espiritualidade da cruz: “Amor fiel até o fim”
A espiritualidade da terra: “A fecundidade e a criatividade”
A simplicidade é o caminho da felicidade
Pessoas felizes são feitas de simplicidade.

Pe. Zé Luís, CSh

As grandes descobertas...

Clique sobre a imagem para ampliar

De Amor


Clique sobre a imagem para ampliar
“Pois de amor andamos todos precisados! Em dose tal que nos alegre, nos reumanize, nos corrija, nos dê paciência e esperança, força, capacidade de entender, perdoar, ir para a frente! Amor que seja navio, casa, coisa cintilante, que nos vacine contra o feio, o errado, o triste, o mau, o absurdo e o mais que estamos vivendo ou presenciando. "Carlos Drummond de Andrade"

Os dois rios

Clique sobre a imagem para ampliar
É como se existissem dois rios: vamos deixando passar esses dois rios e misturando as suas águas, o rio do amor de Deus e o rio da nossa vida. À medida que vamos respirando a palavra de oração, essas duas águas vão aparecer na nossa consciência: o ser do amor de Deus e o nosso ser. Assim, vamos deixando passar nossa história (memórias, acontecimentos, vivências, experiências traumáticas, experiências felizes...)é o rio de nossa vida; e também vamos deixando passar em nós o rio do amor de Deus, e misturando o amor de Deus na nossa vida, deixando-nos refazer, reconstruir pelo amor de Deus, para sermos habitados da bondade, da beleza, da verdade do amor de Jesus Cristo, de Deus, Trindade Santa.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Caminhada Ecológica de Nova Lima

Respirar é muito bom
Caminhar é bom demais
Simplicidade faz viver
Humildade faz crescer
Caminhar desenvolve a espiritualidade de comunhão com a terra e a vida.
Desenvolve a espiritualidade da fraternidade.
Desenvolve a integração de nosso ser pessoal.
Caminhar é uma forma de celebrar a vida.
Venha participar da Caminhada Ecológica de Nova Lima

Que se realiza no dia 25 de junho.

terça-feira, 6 de junho de 2017

Encontro Vocacional de Adolescentes(EVA)

Realizaremos o Encontro Vocacional de Adolescentes no dia 26 de agosto de 2017, no Acampamento Shalom.
A propósito, recordamos algumas frases:
“A adolescência foi a única época em que aprendi alguma coisa.” (Marcel Proust)
“Não desista, vá em frente, sempre há uma chance de você tropeçar em algo maravilhoso.”(Diário de um Adolescente)
“Os adolescentes rebeldes um dia entenderão que a ordem natural das coisas começa pela arrumação do quarto.”
“É preciso saber que tudo tem um tempo certo para acontecer.”
“Não se entregue e não deixe a maré te levar.”
“Esta cidade transforma as pessoas em sombras. Vou aprender a voar.” (Diário de um adolescente)

E como voar assumindo a transformação desta terra? Veja no cartaz a temática do Encontro.
Estão abertas as inscrições. Reúna seu grupo e venha.


Faça a inscrição.

Festa de Nossa Senhora do Mistério

Nossa Senhora do Mistério, Maria Mãe de Jesus,
Contigo queremos ser no Amor, construídos pelo Amor,
Igreja viva, peregrina no Mistério,
Desafiados, a caminho, em processo para a inteireza do amor,
Doando nossa vida na liberdade da gratuidade do amor,
Para a liberdade da Humanidade e de toda a Criação.

Nossa Senhora do Mistério, Maria Mãe de Jesus,
Nossa vida é mistério, a vida do universo é mistério,
Cada ser humano é mistério,
Presença de Deus, escondida e revelada,
Celebrada na Igreja e na Criação, em dores de parto,
Na fé e na esperança e na alegria de acolher em nossos braços
O Mistério vivo, Jesus Cristo,
Sentido e fonte de nossa vida,
Mistério que respira no mais profundo do nosso ser
E nos faz ser na comunhão do Amor.


No dia 10 de setembro, no Acampamento Shalom.

Camisa da Festa NSMistério

Faremos a edição de uma camisa referente à Festa de Nossa Senhora do Mistério, em pano branco, preto e azul marinho. A estampa é da imagem com as pedras do fundo da gruta. Simples e bonita.

Se você deseja adquirir a camisa, faça sua encomenda, através de: cshbh@yahoo.com.br; (31)3482-1373


sexta-feira, 28 de abril de 2017

Serviço do Povo

Clique para ampliar
Senhor,
Tu nos criaste para a liberdade,
Numa terra cheia de riqueza,
Banhada de mar e de sol, de rios e florestas,
Mas nossa vida tem sido tribulação e insegurança.

Nossos políticos têm usado mal o poder.
Têm-se aproveitado dos cargos públicos
Em proveito próprio,
Não se importando com o bem do povo,
Mas com o seu próprio enriquecimento.

À custa de altos salários e de favores recompensados
Têm aumentado a pobreza e a exploração entre nós.

Senhor,
Temos fome de pão, de dignidade, de justiça
De homens que façam do poder
Um serviço do povo.

Haja o que houver

Haja o que houver estou aqui
Haja o que houver vivo por Ti
Haja o que houver espero em Ti
Haja o que houver eu sou em Ti
Haja o que houver confio em Ti
Haja o que houver teu reino está
As mãos dos pobres encherá

Haja o que houver Te seguirei
Haja o que houver Te encontrarei
Haja o que houver Te amarei
Haja o que houver Te anunciarei
Haja o que houver me entregarei
Haja o que houver teu reino está
As mãos dos pobres abrirá

Haja o que houver me amarás
Haja o que houver me chamarás
Haja o que houver ungirás
Haja o que houver me enviarás
Haja o que houver me guiarás
Haja o que houver teu reino está
As mãos dos pobres saciará

A festa eterna já chegou
E a partilha se fará
O tempo novo começou
A liberdade te habitou
Misericórdia te envolveu
A força nova do perdão
Gerou em ti a comunhão
A vida nova aconteceu
Notícia nova vem aí
Haja o que houver estás aqui
Haja o que houver estou aqui
Haja o que houver vivo por Ti

Clique para ampliar
Haja o que houver Te esconderás
Haja o que houver me fugirás
Haja o que houver me inundarás
Haja o que houver me encantarás
Haja o que houver me vencerás

Haja o que houver Te perderei
Haja o que houver Te esperarei
Haja o que houver Te alcançarei
Haja o que houver respirarei
O sopro eterno do teu ser

O teu viver me faz morrer
O teu morrer me faz viver
A ilusão de Te prender
O infinito me fugiu
Tua bondade me esculpiu
A liberdade me teceu
Tua alegria me envolveu
Tua beleza me seduz
Tua verdade me faz ser
Misericórdia sou em Ti
Amar de amor eu aprendi
Haja o que houver estás aqui
Haja o que houver estou aqui
Haja o que houver vivo em Ti
Pe. Zé Luís, CSh

Clique para ampliar

A Inteireza da Ressurreição

Clique para ampliar

Clique para ampliar
Jesus ressuscitado destrava a vida. Faz os discípulos de Emaús passar do fechamento do desânimo à alegria presença, da confiança, do anúncio “fica conosco Senhor.” (Lc24) Ao grupo dos discípulos, mostrou-lhes as mãos e os pés (Lc24,39), sou eu e estou livre, meus pés estão livres para caminhar e minas mãos para trabalhar. A Madalena disse: não me segures, não me prendas, não fiques presa, te liberta do medo e da tristeza. (Jo20,17) Na beira do mar, desperta a criatividade e a iniciativa dos discípulos “lançai as redes para o outro lado” (Jo21,6),não desanimeis. Pedro, em nome de Jesus ressuscitado, faz o coxo andar “levanta-te e anda.” (At3,6) À experiência do vazio do túmulo, sucede o sentir de plenitude do Senhor ressuscitado: “vi o Senhor” (Jo20,18), “vimos o Senhor.” (Jo20,25) Jesus sopra sobre os discípulos e recria-os, enche-os de paz(Jo20,21-23), enche-os do seu Espírito e envia-os com o dom do perdão. Jesus faz-se presente na mesa e o partir do pão é o sinal de que está vivo. (Lc24,30-31) Os que tinham fugido, superam o medo; os que estavam deprimidos, enchem-se de alma; o que era incompreensível, torna-se compreendido; o que era dividido é reconciliado; o que era fracasso, torna-se manifestação de vida; o que tinha perdido o sentido, enche-se de luz; o que estava preso, se liberta; o que estava descrente, torna-se testemunha; a tristeza transforma-se em alegria (Mt28,9); o que não acredita, enche-se de fé. (Jo20,28) Jesus, com as suas aparições, vai reconstruindo o ser de cada um de seus seguidores e vai reunindo o grupo que estava disperso, à volta dos sinais (Ele mesmo vivo com eles, a fração do pão, a alegria, a paz, o perdão, o Espírito Santo) para testemunhar e para que outros acreditem “felizes os que crerem sem terem visto” (Jo20,29)