segunda-feira, 29 de junho de 2015

Encontro Vocacional de Adolescentes

Clique sobre a imagem para ampliá-la
A beleza da paz e da alegria
Cultivar a paz e a alegria
Caminhos da paz e da alegria
Evangelho da paz e da alegria
Crescer na paz e na alegria
Cultura da paz e da Alegria
Artistas da paz e da alegria
Chamados à paz e à alegria
A Bem Aventurança da Juventude
Da paz e da alegria

Acontecerá no Acampamento Shalom
No dia 29 de agosto de 2015
Das 8h às 16h e 30

Informações:
Pe. Zé Luís: (31) 34821373 / 91915540 / zeluiscsh@yahoo.com.br

CARTA ENCÍCLICA LAUDATO SI’ DO PAPA FRANCISCO SOBRE O CUIDADO DA CASA COMUM

Clique sobre a foto para ampliá-la
1.« Laudato si’, mi’ Signore – Louvado seja, meu Senhor », cantava São Francisco de Assis. Neste gracioso cântico, recordava-nos que a nossa casa comum se pode comparar ora a uma irmã, com quem partilhamos a existência, ora a uma boa mãe, que nos acolhe nos seus braços: « Louvado seja, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras ».

2.Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos a pensar que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está

Clique sobre a foto para ampliá-la
no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que « geme e sofre as dores do parto » (Rm 8, 22). Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (cf. Gn 2, 7). O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos.

terça-feira, 16 de junho de 2015

No Parque das Mangabeiras

Clique sobre a imagem para ampliá-la.
Iniciamos a Caminhada na Praça do Papa, onde em 1980, João Paulo II, exultando de alegria, exclamou, vendo uma multidão de jovens: “Vós sois o belo horizonte!” Se o horizonte nos encanta é porque é cheio de beleza, bondade e verdade e a sua experiência nos faz ser na essência, como plenificação do nosso ser.
Da Praça do Papa dirigimo-nos ao Parque das Mangabeiras, que tem projeto paisagístico de Burle Marx. Aqui se respira saúde, é a maior área verde da cidade, com 2,3 milhões de m2 de matas nativas e riachos e animais silvestres e trilhas.
A Serra do Curral abriga o Parque e a Praça e a cidade no aconchego do seu manto, é uma serra de horizontes. Procuramos horizontes como o mendigo procura pão ou como o cego procura a luz.
Horizontes são valores que abraçamos como ideais e sentido de nossa vida. Horizontes de verdade nos dão felicidade.
A Caminhada revela nossa vida em processo de plenitude, nosso desejo de comunhão e respeito com a terra, nossa busca de harmonia e fraternidade, nossa procura de integração, nossa ação de graças junto com a Criação maravilhosa de Deus.
Como é bom deixar-se encantar! Felizes os que se encantam com as maravilhas de Deus.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Caminhada das Cândidas

Clique sobre a imagem para ampliá-la
Na ida para Raposos, encontramos Nova Lima coberta por um rio branco de neve.
Ao aproximar-nos de Raposos, fomos baixando no meio da neblina. Era dia da Festa do Divino da Guarda de Caboclos do Divino Espírito Santo, Festa grande com muitos grupos de Congado.
No início da nossa Caminhada, tivemos a presença de representantes do Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela. Raposos é uma porta de entrada na Serra e a Comunidade das Cândidas, a comunidade mais próxima. “No alto da Serra do Gandarela há uma singular formação geológica: uma cobertura rochosa chamada canga. Estas rochas apresentam porosidade e estrutura que facilitam a penetração profunda da água da chuva. Durante este processo a água é filtrada naturalmente e é armazenada abaixo da superfície, nas camadas onde está o minério, formando uma imensa caixa d’água ou aquífero” tendo armazenados mais de 1,6 trilhões de litros de água potável, se derramando em mais de mil nascentes, montes de cachoeiras e sustentando o abastecimento de 70% do consumo da região metropolitana de  BH  . Por isso, o objetivo  do movimento: a criação do Parque Nacional e Reserva de Desenvolvimento Sustentável”, “Oportunidade de riqueza limpa e para toda a vida”,  “na Serra do Gandarela não se pode minerar” (www.aguasdogandarela.org). As nuvens tinham estacionado por cima da serra. Nós as avistamos no horizonte maravilhoso da descida para as Cândidas. E chegamos. Descemos a pé para encontrar a casa do sr. Juvercino e D. Rosângela. E do resto... as fotos falam mais que as palavras.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Eucaristia, Encontro de Caminhos


A Eucaristia é um encontro de caminhos. Caminhos são processos, processos de vida. A Eucaristia é a Vida, é o Caminho, o caminho da gratuidade da liberdade do amor. A Eucaristia é encontro e fonte, fonte e encontro, nascente de caminhos e encontro de caminhos.

O Caminho da Palavra: A Liberdade
As palavras nascem no interior de cada pessoa. Tornamo-nos “pessoa” na medida em que vamos dando “nome” às coisas. (É muito importante perceber que a pessoa torna-se livre na medida em que vai sabendo dizer o que sente, quem é, quem são os outros, como são as suas relações). As palavras constituem a nossa identidade e são reveladoras da nossa identidade. “A boca fala da abundância do coração”. As palavras são livres, leves, ninguém prende as palavras que são ditas. As palavras significam o sentido da nossa vida, nossa disposição, nossa abertura, nossa fé, nossa esperança, nosso jeito de caminhar, nossos encontros e desencontros. As palavras fazem coisas, são operativas. Produzem bênção, maldição, alegria e tristeza, unem e separam, constroem e destroem. Propagam-se nas ondas do
Corpus Christi, Lava Pés
Água, terra, céu e luz
Seres todos despertai
Ó silêncios, silenciai
Vida e morte contemplai
Amor forte, dom total
Vida plena até ao fim
Caminhante há caminho
O caminho é servir

Corpus Christi, Lava Pés
O Mistério se revela
Aos humildes, peregrinos
É Jesus quem dá a vida
Na alegria de servir
Toda a fonte vem beber
Deste amor fonte do amor
Caminhante há caminho
O caminho é servir
Corpus Christi, Lava Pés
É tão simples, é a essência
É o fermento da alegria
Silencioso e generoso
Permanente e eficaz
É o amor revolução
Que faz livre a liberdade
Caminhante há caminho
O caminho é servir