segunda-feira, 8 de julho de 2019

quarta-feira, 3 de julho de 2019

30 Anos de Canções

30 Anos de Canções é o nome sugerido por José Freitas para o encontro realizado na Igreja de S. Julião da Barra, promovido pela Associação Amigos Shalom. É um nome além do tempo, mas inspirado no tempo que vivi no Brasil, entre 20 de dezembro de 1988 e 20 de dezembro de 2018.

30 Anos de Canções representa um processo de vários processos resumidos num processo de fé: encontro de Deus connosco, evangelização e missão, integração da experiência de Deus na vida, utopia e esperança da transformação do Evangelho, contemplação do mistério de Deus, do mistério do ser humano, do mistério do universo.

30 Anos de Canções significa a vida de um peregrino para a humildade e a simplicidade, procurando acertar o caminho de Jesus na história humana.

30 Anos de Canções foi uma escolha difícil: são muitas canções e tantas horas, representadas por algumas que estas páginas escrevem, para o espaço de uma hora, como um pequeno fragmento que contém o todo: nelas vejo uma floresta de rostos, mãos que trabalham, pessoas que amam, jovens que buscam identidade, pobres que caminham no mistério de ser, pessoas que doam a vida, sofrimentos, desafios, vidas em pedaços procurando a inteireza da libertação do Reino.

Cada canção é como um pedaço de pão partido e repartido: é vida. Não existe canção inteira, existe a vida em processo, misturada e partilhada, se refazendo na fonte do Amor, para a plenitude da comunhão. O aqui e agora vai fluindo como mistério de ser. Águas limpas querem ser, simplesmente ser. O pássaro quer voar para encontrar, para se unir.
Pe. Zé Luís, CSh