Jorge, um Padre para os Jovens
Missa de Ordenação presidida por D. Aloísio Pena Vitral, no dia 8 de janeiro de 2012, às 10:30 horas, na matriz de Santo António, Nova Lima.
Eu sou o mais novo de uma família numerosa e simples. Tenho cinco irmãos e três irmãs. Minha mãe se chama Arlene Benfica e meu pai se chama José Philomeno Nascimento. Minha família mora em Nova Lima, MG, na Paróquia de Santo António, onde nasci e ouvi o chamado de Deus.
Comecei a participar do Movimento Encontros de Jovens Shalom em Novembro de 1999. Encantei-me pelo grupo em que participava. Não perdia nenhuma das reuniões e acabei sendo uma das lideranças no grupo. Animei outros grupos de jovens, fui catequista de crisma por três anos, participei de muitas equipes de trabalho no Movimento. Estes trabalhos fizeram de mim um apaixonado pela juventude! Fiz um retiro de silêncio orientado por Pe. Erick em janeiro de 2003 e nesse retiro percebi o chamado de Deus mais forte ao rezar a leitura da carta de São Paulo: "ai de mim se não evangelizar..." (1Cor 9, 16-23). E quando Deus chama, não dá para negar e nem voltar atrás!
Os padres da Comunidade Shalom estiveram muito próximos e me incentivaram muito, pois decidi fazer a experiência na Comunidade Shalom. No final de outubro de 2003, fiz o Retiro de Opção de Vida, orientado por Pe. José Luis, e confirmei o desejo de fazer a experiência na Comunidade Shalom.
Vim para Fortaleza no dia 04 de Janeiro de 2004 para abraçar o carisma da Comunidade Shalom. Neste tempo de formação e discernimento fui conhecendo cada vez mais o carisma da Comunidade e fui confirmando a opção de fazer caminho no meio da juventude.
Hoje me sinto muito feliz por chegar ao Presbiterato, com o coração muito agradecido a Deus, e por ter encontrado muitas pessoas que me apoiaram e me acompanharam neste tempo de caminhada. Muitas pessoas foram muito importantes para mim neste tempo de caminhada: minha família, principalmente minha mãe, com quem partilhei as dificuldades da caminhada e ela sempre me apoiou e incentivou, os padres e as irmãs da Comunidade Shalom, alguns religiosos e religiosas que encontrei na minha caminhada, os jovens que encontrei aqui e que se tornaram grandes amigos...
Hoje me sinto fortalecido e nas minhas orações, peço a Deus sabedoria para orientar os jovens, para instruir o povo e ser uma pequena semente de libertação no meio do mundo.
Jorge, CSh