Olá,
A paz e a alegria encham seu coração.
Recebi várias respostas apoiando a formação de núcleos e também com várias perguntas. Baseado nisso partilho algumas sugestões.
.Os núcleos seriam formas livres de associação; cada núcleo irá descobrir o seu rítmo (funcionamento, organização, ações); os participantes do núcleo podem ser da mesma área (geográfica, profissional, familiar...), ou de diversas áreas, casados ou solteiros...; os núcleos seriam uma forma de comunicação e comunhão, de partilha de uma mística comum.
.A identidade do núcleo funda-se sobretudo nos cinco primeiros princípios (primeiros dez) da Mística Shalom. Podemos ver no nosso blog,em Mística Shalom, Princípios: princípio do carisma, da espiritualidade, da missão, da pedagogia, do shalom, (do amor, da oração, da integração, da fraternidade, da utopia).
.O final de semana na casa da Comunidade (sábado à tarde e domingo de manhã) ou só um dia, seria a objetivação da fundação do núcleo. Haveria encontro, reflexão, celebração.
.O núcleo pode ter várias formas de comunicação e comunhão: encontros de celebração, partilha e estudo, ação; blog, e-mail de grupo, etc.; os núcleos podem articular-se entre si para enriquecimento mútuo: formar uma rede de núcleos.
.O núcleo procurará participar e/ou apoiar a concretização de ações que dizem respeito ao ser da Família Shalom/ Comunidade Shalom.
.O primeiro passo é ir ao encontro dos amigos para nuclear. Você é um animador, um/a líder na nucleação. Coloque em ação sua rede de amigos. Passe a mensagem.
.O segundo passo é concretizar um encontro.
Com o caminhar vamos fazendo o caminho. Os primeiros passos são importantes para um grande caminhar.
São várias as sugestões de encontros/ações para os próximos meses:
.Um dia de retiro: discernimento sobre nossa vida
.caminhada ecológica
.Lual
.Está marcada a III etapa do Eneagrama para os dias 23-25 de setembro
.Festa no Acampamento no dia 12 de Outubro
.Dia de reflexão/estudo com o Pe. Libânio sobre: O Futuro do Cristianismo.
.Encontro dos jovens nos dias 30-31 de julho (convide os jovens que você conhece para esse encontro: é já uma maneira de você concretizar o princípio da missão.)
Precisamos marcar um dia para falar sobre isto. Quem sabe na tarde de 24 de julho?
Felicidades.
Um abraço.
Pe. Zé Luís