sábado, 25 de junho de 2011

Nuclear

ScreenHunter_002 (Aproveitando o calor da fogueira junina, em tempos em que precisamos ser contra a energia nuclear, vamos falar de outro nuclear)

A alegria e a paz habitem seu coração.

Uma coisa importante que a Festa Junina resgatou foi a possibilidade de formar núcleos, ou seja, é possível criar uma forma de ligação entre as pessoas de cada região. Cada vez mais percebemos a importância de viver uma espiritualidade, uma mística que dê totalidade à nossa vida.

É o seguinte: em cada região, existem pessoas que como você foram do MEJShalom. Você e essas pessoas são lideranças que “sobraram” e que mantêm algum laço com a Família Shalom/Comunidade Shalom. E por que não tentar nuclear em cada região? Como? Formando núcleos, chamando outros e outras, para resgatar a mística que nos deu e ainda nos dá vida.

Lembrei e vi que podemos nuclear nestas regiões e situações:

1.Água Branca (Nova Geração e...)

2.Caeté (Reluz e...) ScreenHunter_004

3.Sabará (Unef e...)

4.Belo Horizonte (Unipaz e...)

5.Nações Unidas (Gênesis e...) 

6.General Carneiro (Girassol e...)

7.Registrados (...)

8.Roças Novas (...)

9.Ibirité (...)

10.Betim (Crifom e...) ScreenHunter_003

11.Nova Lima (AURA-C e...)

12.Jovens do Vale

13.Ravena

14.Cafezal (Christian Paz e...)

15.Eneagrama

16.Amigos da Comunidade

17.Consagrados/as Leigos 

18.S. Judas(ADE e...)

Nuclear: o núcleo seria constituído de 12 pessoas; estas pessoas podem ter sido do MEJSh ou não: podem ser pessoas que agora são convidadas (marido, esposa, amigos e amigas, casados ou solteiros); cada núcleo faria um encontro, até ao final do ano, de sábado para domingo, (17h de sábado-Almoço de domingo), ou de um dia, na casa da Comunidade; o núcleo seria uma forma simples de comunicação entre nós, de articulação, de comunhão; o número 12, pois aproveitaríamos o simbolismo dos números bíblicos, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos... O doze é 3 (que significa perfeição) x 4 (que significa totalidade), é plenitude (totalidade e perfeição). Se o núcleo se tornar maior que 12 pode-se constituir noutro núcleo. O encontro na casa da Comunidade seria para aprofundar a identidade do núcleo.

ScreenHunter_001 Como fazer?

1.Descobrir onde estão nossos amigos/as;

2.Melhorar a comunicação: internet, blog, telefone, presença;

3.Ir ao encontro, passar a mensagem para todos, convidar, chamar;

4.Encontrar/Concretizar um encontro (pode ser na casa da Comunidade): re-descobrir nossa identidade.

5.Articulação em rede, em cada nécleo e entre os núcleos.

Com as lideranças que temos em cada região/em cada situação, podemos nuclear. O primeiro passo será descobrir as pessoas.

Em janeiro de 2012, será a Ordenação do Jorge que foi do AURA-C de Nova Lima, será em terras mineiras.

A Jacqueline, que foi do grupo Unipaz, e que animou vários grupos de pré-encontro em Minas, é a coordenadora ScreenHunter_005da Comunidade Shalom Feminina.

Em julho de 2012, haverá em Fortaleza-Ceará, um encontro da Família Shalom, com a participação de portugueses, mineiros e cearenses. 

Será de Minas que partirá a primeira missão para Angola?

Até lá, faremos caminho. Minas tem História.

Visite nosso blog, passe para seus amigos:

http://mejshmg.blogspot.com

Receba meu abraço.

Pe. Zé Luís

“Vão ao encontro das ovelhas perdidas da casa de Israel”. (Mt 10,6)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

ShowDiBola

A Festa Junina foi linda nas cores, na música, na harmonia de todos, na alegria, na beleza do Acampamento, no encanto das crianças, nos enfeites juninos, no calor da fogueira, na mística do arraiá.

A Festa foi significativa na participação das pessoas, na Família Shalom reunida, na mística de comunhão vivida e celebrada, na fraternidade e solidariedade. Participaram jovens de Caeté, Ravena, Roças Novas, Nova Lima, Contagem (Água Branca), Betim (Imbiruçu), Belo Horizonte (Unipaz e Registrados), Sabará (Unef), Nações Unidas (Génesis), General Carneiro (Girassol), jovens do Vale do Jequitinhonha, pessoas do grupo do eneagrama, Amigos da Comunidade Shalom, uma presença muito boa dos amigos da cidade de Sabará.

A Festa foi útil, contribuiu para o sustento do Acampamento, para que seja sempre melhor na capacidade de acolher e de proporcionar o crescimento de tantos que lá vão.

O sabor das comidas típicas, o calor da fogueira, a alegria dos enfeites, a comunhão da celebração da eucaristia, o trabalho e dedicação da família de D. Nina e Sr. Nelo, a participação e colaboração dos amigos de Sabará, a graça da quadrilha dos jovens de Caeté (Reluz), a música dos jovens de Nações Unidas (Génesis), o aconchego natural do Acampamento, a presença dos novos moradores Reginaldo e Martinha e suas três filhas, a felicidade de todos, queremos realçar.

A Festa falou do sonho de ser Família Shalom e do jeito que ouvimos cantar: “Porque se chamavam homens, também se chamavam sonhos e sonhos não envelhecem” (Lô e Márcio Borges e Milton Nascimento). Os mineiros têm um jeito lindo e doce de fazer as coisas, um jeito nobre, terno e próximo: tudo vira família.

ScreenHunter_004

ScreenHunter_003

 

 

 

 

 

ScreenHunter_001

ScreenHunter_002

 

 

 

 

 

ScreenHunter_001

ScreenHunter_002

 

 

 

 

 

ScreenHunter_003

ScreenHunter_004

 

 

 

 

 

ScreenHunter_001

ScreenHunter_003

 

 

 

 

 

ScreenHunter_004

ScreenHunter_002

sábado, 11 de junho de 2011

FESTA JUNINA ACAMPAMENTO SHALOM

Festa_Junina[8][5]

É hoje! Chegou a FESTA JUNINA ACAMPAMENTO SHALOM MG.

LOCAL: Acampamento Shalom – Sobradinho – Sabará

De 15 às 20hs – Ingresso: R$ 5,00 (direito a 1 caldo e 1 quentão)

 Veja abaixo como chegar:

 

 

 

 

 

 

 

 

 Ônibus: 4988, 4993, 4987 – Pode pegar na Rua Caetés, esquina com Rua São Paulo

acampamento_shalom[15]